Por Tony D’Andrea
2016 marca trinta anos da publicação do livro Projeciologia (1986), uma das obras mais impressionantes no campo da parapsicologia, espiritismo e espiritualismo em geral. Com o sub-titulo Panorama das Experiencias da Consciencia Fora do Corpo Humano, a obra enciclopédica resulta de décadas de estudos e experiências do médico e parapsíquico Waldo Vieira.
Com mais de 900 páginas, a obra adota terminologia técnica mas acessível para descrever uma pletora de fenômenos parapsíquicos e sobrenaturais: experiências fora do corpo, expressões energéticas, repercussões físicas, entidades espirituais, até temas de reencarnação e serenismo. Percebe-se a perspectiva médica em forma e conteúdo: sumários de pesquisas e sinônimos são seguidos por notas descritivas de ênfase anatômica, fisiológica e higienista, com conclusões hipotéticas e interessantes.
Sendo a obra mais fundamental da projeciologia, por que caiu em desuso?
Inicialmente distribuida gratuitamente pelo autor Waldo Vieira a pesquisadores comprovadamente dedicados, o livro formaliza a criação da própria disciplina, leavando à inauguração do Instituto Internacional de Projeciologia na cidade do Rio de Janeiro em 1988. Posteriormente, o crescimento organizacional se caracteriza pela multiplicação de grupos, marcas e termos técnicos de complexidade crescente.
Cansado de responder às mesmas perguntas triviais sobre a projeção, Waldo Vieira se volta ao tema da evolução consciencial: progresso linear e mensurável com o objetivo de “evoluir o mais rápido possível”. Contudo, Vieira impos um tom fortemente moralista e instrumental em publicações subsequentes. Inventar e memorizar uma terminologia abstrusa é, na pratica, mandatório na comunidade. Novas gerações de conscienciólogos são formados sob tais diretivas, sem passarem pela abordagem experiencial, moderada e objetiva de tempos passados. A projeciologia é assim injustamente relegada como conhecimento trivial e, mesmo, obsoleto.
Cabe uma breve reflexão sobre o futuro de Projeciologia. Sendo uma das obras mais relevantes no campo, o livro deve ser resgatado como referência fundamental para parapsicólogos, espiritas, projeciólogos, conscienciólogos, e qualquer pessoa com interesse no universo parapsíquico. A redescoberta desta obra é possível no Brasil, assim como nos Estados Unidos e Reino Unido, onde cresce a curiosidade sobre o paranormal em meios espiritualistas mas também populares.
Não entendi o lance da “…novas gerações de conscienciólogos são formadas…”
O que vc quis dizer?
Pelo o q eu entendi vc quis dizer que uma conscin pula do nível 1 da escala evolutiva da consciência (segundo a Conscienciologia) para o nível 8, Conscienciólogo (Homo sapiens conscientiologicus), SEM EXPERIÊNCIA?
OU
Será que quis dizer que antigamente o Waldo e outras pessoas envolvidas no processo faziam uma filtragem de pessoas que queriam estudar e utilizar do corpus da Conscienciologia, de modo que “quem não tem experiência não tem o direito de estudar de forma teática”?
Eu assisto tertúlia diariamente e não concordo com a colocação de que “…A projeciologia é assim injustamente relegada como conhecimento trivial e, mesmo, obsoleto…”. Mas posso estar errado pq não participo presencialmente do grupo de estudantes (teáticos e teóricos) da conscienciologia.
Ideias,livros,cursos,associações europeias que tratam de viagem astral, expanção da consciência,de comunicação com os espíritos e educação mediunica existem há decadas, porém seguem vertentes não ligadas ao espiritismo de Kardec e nem a Conscienciologia de Waldo. Lá outros teóricos são tomados como base e evita-se que a coisa tome proporção de seita.doutrina ou religião. Pelas barreiras linguisticas nós brasileiros acabamos por crer que Kardec e Waldo são top de linha na área e a coisa no exterior é bem diferente,existe muita gente boa que nunca ouvimos falar, dai ficamos, enquanto povo, vivendo como se ambos fossem uma grande novidade mundial…coisa de terceiro mundo…
Marcio – Obrigado pelo comentario. Concordo que o paroquialismo intelectual resulte em auto exageros. Mas isso nao e’ mazela brasileira: americanos e franceses tambem sao muito autocentrados.
Como voce, eu tambem monitoro o cacofono debate internacional sobre experiencia fora do corpo: vozes religiosas, cientificas e ate’ militares. E sempre chego ‘a mesma conclusão: a Projeciologia segue na vanguarda deste debate, mesmo 30 anos mais tarde…
Cordialmente,
Tony D’Andrea
Obrigado, Tony. O problema a meu ver é que a conscienciologia ainda usa uma visão de ciência oitocentista já descartada para tentar se estabelecer como ciência, não passa sequer no simples teste da falseabilidade de Poppper. Não é que a turma lá de fora,pelo simples fato de ser de fora é melhor…mas eles não ficaram engessados em ideais que hoje sabemos que são cientificistas ou ideologicamente comprometidas com visões de mundo do século retrasado. A Teosofia influencia muitíssimo mais o espiritualismo europeu e estadunidense , Kardec e Waldo são ilustres desconhecidos por lá ,inclusive na França,
Blavatisk,Besand,Steiner,Bailey,Profet,Dalai Lama,Krishnamurt,etc são muito conhecidos e fazem a base dos conhecimentos espirituais por lá. Basta navegar no ciberespaço europeu(Alemanha,Inglaterra,França,Itália,Espanha,Portugal,Bélgica,Áustria,Noruega,Islândia,etc) para constatar isso..dai
vem minhas afirmações.Abraços!
Eu talvez deva esclarecer que faco distinção forte entre Projeciologia e Conscienciologia. Ha’ alguns posts por aqui onde elaboro sobre esta diferença. Obrigado.
Uma obra sem precedentes na história do homem e sua trajetória evolutiva. Que seja estimulado o
estudo a Waldo Vieira.
srs.,
alguém sabe se o waldo vieira já voltou?
deu provas de que está vivo?
ou como todos os outros se calou sepulcralmente?
obrigado.