Pode a Mediunidade Causar Loucura?


Por Flávio Amaral e Tony D’Andrea – 

Uma pergunta frequente que recebemos aqui no Con-Ciencia é se a mediunidade pode causar loucura. Em geral são mulheres preocupadas em ajudar ao próximo, mas que se sentem pressionadas a “trabalharem” a mediunidade sob o risco da “kundalini subir” e causar eventos psicóticos. A popularidade do livro “Emergência Espiritual” do psicólogo transpessoal Stanislav Grof no país paradoxalmente acentuou tais pressões nas espiritualistas brasileiras.

Antes de mais nada, queremos dizer: não se preocupem. No vídeo abaixo, o Flávio explica que mediunidade (trabalhada ou não trabalhada) não causa loucura nenhuma, muito pelo contrário. É preciso entender esta polêmica dentro da história complicada que relaciona psiquiatria e parapsicologia. Nesta trama, as mulheres foram objeto do controle cientifico e moral da sociedade patriarcal. Mas, ainda bem, isso está mudando.

Assista o vídeo produzido por Flávio Amaral para o curso de Parapsicologia e Psicologia Anomalística ministrado por professores da Universidade de Edimburgh.

Anúncios

One Response to Pode a Mediunidade Causar Loucura?

  1. […] a mediunidade causar loucura? Neste vídeo, veiculado no Blog Con-Ciência, você poderá entender um pouco deste […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: