30 Anos de Projeciologia: Celebrando e Resgatando a Obra


Por Tony D’Andrea

2016 marca trinta anos da publicação do livro Projeciologia (1986), uma das obras mais impressionantes no campo da parapsicologia, espiritismo e espiritualismo em geral. Com o sub-titulo Panorama das Experiencias da Consciencia Fora do Corpo Humano, a obra enciclopédica resulta de décadas de estudos e experiências do médico e parapsíquico Waldo Vieira.

livroprojeciologia1986

Edição original do livro em 1986, distribuida gratuitamente pelo autor Waldo Vieira a pesquisadores da temática.

Com mais de 900 páginas, a obra adota terminologia técnica mas acessível para descrever uma pletora de fenômenos parapsíquicos e sobrenaturais:  experiências fora do corpo, expressões energéticas, repercussões físicas, entidades espirituais, até temas de reencarnação e serenismo. Percebe-se a perspectiva médica em forma e conteúdo: sumários de pesquisas e sinônimos são seguidos por notas descritivas de ênfase anatômica, fisiológica e higienista, com conclusões hipotéticas e interessantes.

Sendo a obra mais fundamental da projeciologia, por que caiu em desuso?

Inicialmente distribuida gratuitamente pelo autor Waldo Vieira a pesquisadores comprovadamente dedicados, o livro formaliza a criação da própria disciplina, leavando à inauguração do Instituto Internacional de Projeciologia na cidade do Rio de Janeiro em 1988. Posteriormente, o crescimento organizacional se caracteriza pela multiplicação de grupos, marcas e termos técnicos de complexidade crescente.

Cansado de responder às mesmas perguntas triviais sobre a projeção, Waldo Vieira se volta ao tema da evolução consciencial: progresso linear e mensurável com o objetivo de “evoluir o mais rápido possível”. Contudo, Vieira impos um tom fortemente moralista e instrumental em publicações subsequentes. Inventar e memorizar uma terminologia abstrusa é, na pratica, mandatório na comunidade. Novas gerações de conscienciólogos são formados sob tais diretivas, sem passarem pela abordagem experiencial, moderada e objetiva de tempos passados. A projeciologia é assim injustamente relegada como conhecimento trivial e, mesmo, obsoleto.

Cabe uma breve reflexão sobre o futuro de Projeciologia. Sendo uma das obras mais relevantes no campo, o livro deve ser resgatado como referência fundamental para parapsicólogos, espiritas, projeciólogos, conscienciólogos, e qualquer pessoa com interesse no universo parapsíquico. A redescoberta desta obra é possível no Brasil, assim como nos Estados Unidos e Reino Unido, onde cresce a curiosidade sobre o paranormal em meios espiritualistas mas também populares.

Anúncios

7 Responses to 30 Anos de Projeciologia: Celebrando e Resgatando a Obra

  1. Aramís Paes disse:

    Não entendi o lance da “…novas gerações de conscienciólogos são formadas…”
    O que vc quis dizer?

    Pelo o q eu entendi vc quis dizer que uma conscin pula do nível 1 da escala evolutiva da consciência (segundo a Conscienciologia) para o nível 8, Conscienciólogo (Homo sapiens conscientiologicus), SEM EXPERIÊNCIA?
    OU
    Será que quis dizer que antigamente o Waldo e outras pessoas envolvidas no processo faziam uma filtragem de pessoas que queriam estudar e utilizar do corpus da Conscienciologia, de modo que “quem não tem experiência não tem o direito de estudar de forma teática”?

    Eu assisto tertúlia diariamente e não concordo com a colocação de que “…A projeciologia é assim injustamente relegada como conhecimento trivial e, mesmo, obsoleto…”. Mas posso estar errado pq não participo presencialmente do grupo de estudantes (teáticos e teóricos) da conscienciologia.

  2. Márcio disse:

    Ideias,livros,cursos,associações europeias que tratam de viagem astral, expanção da consciência,de comunicação com os espíritos e educação mediunica existem há decadas, porém seguem vertentes não ligadas ao espiritismo de Kardec e nem a Conscienciologia de Waldo. Lá outros teóricos são tomados como base e evita-se que a coisa tome proporção de seita.doutrina ou religião. Pelas barreiras linguisticas nós brasileiros acabamos por crer que Kardec e Waldo são top de linha na área e a coisa no exterior é bem diferente,existe muita gente boa que nunca ouvimos falar, dai ficamos, enquanto povo, vivendo como se ambos fossem uma grande novidade mundial…coisa de terceiro mundo…

    • phd_angel disse:

      Marcio – Obrigado pelo comentario. Concordo que o paroquialismo intelectual resulte em auto exageros. Mas isso nao e’ mazela brasileira: americanos e franceses tambem sao muito autocentrados.

      Como voce, eu tambem monitoro o cacofono debate internacional sobre experiencia fora do corpo: vozes religiosas, cientificas e ate’ militares. E sempre chego ‘a mesma conclusão: a Projeciologia segue na vanguarda deste debate, mesmo 30 anos mais tarde…

      Cordialmente,
      Tony D’Andrea

      • Márcio disse:

        Obrigado, Tony. O problema a meu ver é que a conscienciologia ainda usa uma visão de ciência oitocentista já descartada para tentar se estabelecer como ciência, não passa sequer no simples teste da falseabilidade de Poppper. Não é que a turma lá de fora,pelo simples fato de ser de fora é melhor…mas eles não ficaram engessados em ideais que hoje sabemos que são cientificistas ou ideologicamente comprometidas com visões de mundo do século retrasado. A Teosofia influencia muitíssimo mais o espiritualismo europeu e estadunidense , Kardec e Waldo são ilustres desconhecidos por lá ,inclusive na França,
        Blavatisk,Besand,Steiner,Bailey,Profet,Dalai Lama,Krishnamurt,etc são muito conhecidos e fazem a base dos conhecimentos espirituais por lá. Basta navegar no ciberespaço europeu(Alemanha,Inglaterra,França,Itália,Espanha,Portugal,Bélgica,Áustria,Noruega,Islândia,etc) para constatar isso..dai
        vem minhas afirmações.Abraços!

      • phd_angel disse:

        Eu talvez deva esclarecer que faco distinção forte entre Projeciologia e Conscienciologia. Ha’ alguns posts por aqui onde elaboro sobre esta diferença. Obrigado.

  3. UBIRATAN G SEVILHA disse:

    Uma obra sem precedentes na história do homem e sua trajetória evolutiva. Que seja estimulado o
    estudo a Waldo Vieira.

  4. Redontário disse:

    srs.,

    alguém sabe se o waldo vieira já voltou?
    deu provas de que está vivo?
    ou como todos os outros se calou sepulcralmente?
    obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: