Comunistas Avisam: “Vai Reencarnar à Força!”


dalailamafacesO Dalai Lama recentemente declarou que não quer mais reencarnar no Tibete, caso a nação siga sob o controle da China comunista.

Numa entrevista ao jornal Die Welt, ele disse: “Tivemos Dalai Lamas durante cinco séculos. O atual [referindo-se a si mesmo] é muito popular. Vamos então terminar com a lineagem com um que seja mesmo popular!”

A reação comunista? Ao contrário do logicamente esperado, o governo chinês não está nada satisfeito com as declarações do lider espiritual do Tibete.

Um porta-voz do governo chinês declarou: “O título de Dalai Lama é conferido pelo governo da China. Assim sendo, o atual Dalai Lama tem segundas intenções ao negar os fatos, e isto é prejudicial para a ordem natural do budismo tibetano.” Em outras palavras: haverá um futuro 15º Dalai Lama de qualquer jeito.

O tema da reencarnação é um assunto sério para o governo comunista chinês, que invadiu o Tibete em 1951. Em 2011, o Dalai Lama abdicou sua liderança na Administração Central Tibetana (controlada pela China), na esperança de forçar algum tipo de democracia. Entretanto, ele concede: “há risco de que interesses políticos velados possam manipular o sistema reencarnatório para favorecer certas agendas espúrias.”

O cenário futuro mais desastroso seria dois Dalai Lamas, um nomeado por Pequim e outro por Daramsala (capital tibetana no exílio, localizada na Índia), ambos competindo pela liderança espiritual do Tibete. Ativistas tibetanos vem se manifestando na mídia tentando contornar a situação, explicando que as declarações do Dalai Lama foram tiradas de contexto.

A disputa sobre quem reencarnará é política. Segundo o Professor Richard Barnett (Universidade de Columbia e especialista em Tibete), a ameaça feita pelo Dalai Lama é uma tática de negociação para tentar gerar alguma autonomia para o Tibete, e talvez um dia retornar à sua terra natal. Segundo o pesquisador: “É uma forma de sinalizar aos chineses, com uma moeda de troca: ‘negocie comigo antes de eu morrer’.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: