Política, Ética e Espiritualismo


Por Tony D’Andrea

Rumo ao segundo turno das eleições presidenciais entre Dilma e Serra, muitas listas de discussão espírita/paranormal  tem debatido as eleições, em geral através de pontos de vista radicais e equivocados. Em particular, um vídeo do Waldo Vieira sobre uma antiga carta supostamente escrita pelo Lula tem sido bastante mencionado.

Política simplemente significa “jogo pelo poder”. Somos todos contra a corrupção e predação, mas entendo que o populismo, a ignorância, falsa hipocrisia e a manipulação fazem parte da vida política desde sempre. Desde Cicero, e passando por Maquiavel, Mostesquieu e Nietzche, pessoas com melhor nível de entendimento entendem que  a política é algo necessário e intrínseco à vida social. Por outro lado, quanto mais ignorante o cidadão, mais radical é sua postura contra a política…

Como todo mundo, o Waldo Vieira tem direito a sua opinião política. Mas ele não deveria usar o pulpito privilegiado da Projeciologia para manifestar suas preferências pessoais. No vídeo Youtube mencionado, a carta de Lula é na verdade um boato que circulou na internet. Furo do Waldo. Mas mesmo se fosse verdade, ele teria feito melhor em se conter ou mostrar maior cuidado. (Outro exemplo das imaturidades do Waldo, se não me engano, ele votou no Collor de Melo em 1989 falando algo de suas “energias positivas e renovadoras”. Deu no que deu…). Em qualquer caso, o Prof. Vieira, enquanto cientista, não deveria misturar a sua posição de liderança (para)científica com suas preferências políticas pessoais. O bom cientista deve reconhecer o papel da ética dentro de sua profissão.

O Lula tem assumido umas posições esquizitas no plano nacional e internacional. Mas o sucesso do PT  é consequência das políticas do PSDB que o governo de Lula manteve. A despeito do problemas sociais e de escândalos lamentáveis, tanto o PT ou o PSDB estão de parabens pela guinada social-democrata dada ao Brasil. A ascensão do país na arena internacional é reflexo destas melhorias. Tanto a Dilma como o Serra deverão ser bons presidentes, com promessas de boas ações no plano macro-econômico. E, para além de picuinhas pequeno-burguesas, é isso o que interessa.


Anúncios

2 Responses to Política, Ética e Espiritualismo

  1. MarcoALSilva disse:

    Curiosamente a mudança de referencial na condução político-econômica debutou no governo Collor, circunstância que quase nunca é mencionada. Não fui cara-pintada nem collorido, mas que cassaram o Collor por muito menos do que o mensalão, ah sem dúvida…

  2. Aparecida Andrade disse:

    Parabéns Tony pela sua colocação. Sensata e acima de tudo anti- partidária!
    Você demonstrou aqui, pelo menos na minha insignificante opinião, como todo brasileiro deveria se colocar diante de um acontecimento tão relevante para o nosso País, que é a escolha do seu Presidente. Como muitos podem pensar, isso “não é ficar em cima do muro, e sim dar a cada um o direito de escolha de acordo com sua consciência procurando conhecer e refletir sobre a capacidade e o histórico político de cada um dos candidatos. Já temos o escolhido.Não importa se não foi o nosso candidato. A nossa posição agora e torcermos para que o mesmo faça um bom governo, tendo como objetivo o crescimento do nosso Brasil, e se possível, moral e espiritualmente! Fraternalmente,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: