Filme “Inception”: Realidade e Projecao


Por Tony D’Andrea

“Inception” e’ um filme magistral de Christopher Nolan que segue a linha de psico-thriller eletrizante que o fez famoso com “Batman Begins” e “The Dark Knight”. O plot e’ o de psicólogos com tecnologia para penetrar o subconsciente das pessoas durante o sono, com detalhe: o psicólogo também deve estar dormindo durante a sessão. No filme, estes penetras da mente (Leonardo Dicaprio, Ellen Page, Joseph Gordon) são ladroes do mundo da espionagem industrial, manipulando sonhos de executivos para roubar ou implantar ideias milionárias. Os detalhes você pode admirar no cinema. Aqui relaciono o filme com possíveis interpretações da psicologia e projeciologia.

“Inception” se inspira em conceitos básicos da psicologia: o sonho enquanto estado alterado da consciência, e as projeções subjetivas do inconsciente com as quais nos relacionamos durante o sonho, e as quais frequentemente definem ou distorcem nossa noção de realidade, nossas percepções e opiniões.  Os filmes de Nolan aludem a estes estados alterados, especialmente através de drogas psicoativas. Em “Batman Begins”, Bruce Wayne cheira o fumo da rosa violeta para confrontar medos inconscientes com alucinações emotivas. Em “The Dark Knight”, Coringa e’ um esquizofrênico sociopata agudo. Em “Inception”, um químico indiano produz um forte sedativo que permite sonhar em múltiplos níveis: um sonho dentro de um sonho, dentro de um sonho…

Este sonhar dentro do sonho paradoxalmente levanta a questão da consciência sobre a diferença entre fantasia e realidade. Durante o sonho, as vezes sabemos que estamos sonhando. E em outras ocasiões, a realidade parece onírica (surreal) em circunstancias absurdas, bizarras, marcadas por fortes emoções. No filme “Inception”, os espiões industriais usam amuletos pessoais (“totem”) em auto-teste íntimo para discernir se estão acordados ou sonhando: um peão ou peça de xadrez são usados em situações de emergência psicológica.

Projeciologos e outros projetores astrais frequentemente falam da necessidade de discernir a realidade do sonho. Neste ponto de vista, a projeção da consciência não e’ apenas um sonho subjetivo, mas fenômeno objetivo e real que ocorre numa dimensão extra-física. Também interessante, assim como os personagens de “Inception” usam totens para saber se estão acordados, projeciologos usam uma técnica semelhante. O sujeito deve repetir a si mesmo uma mesma pergunta durante o dia e semanas, “estou dormindo ou estou acordado?”. A premissa e’ a de que, com a repetição se satura a mente, e o sujeito passa automaticamente a fazer a mesma pergunta durante estados semi-oníricos e oníricos. Assim, se feita durante o sonho, a pergunta funciona como alavanca (totem!) para despertar a consciência fora do sonho e fora do corpo, segundo os projeciologos.

No filme “Inception”, as dimensões do inconsciente e realidade são apresentadas através de uma perspectiva estritamente subjetiva e psicológica. Em nenhum momento se faz referencias a ideias espiritas ou projeciologicas. Entretanto, no Brasil, muitos vão interpretar o filme neste viés: como projeções da consciência para fora do corpo, particularmente no caso dos personagens que infiltram a mente de sonhadores para roubar ou depositar ideias. Estes penetras podem ser identificados como obsessores espirituais, e as projeções inconscientes personificadas, abundantemente mencionadas no filme, podem ser vistas como espíritos desencarnados…

Independente da sua posição – espirita, projeciologo, materialista ou cético – não deixe de assistir “Inception”. Trata-se de um filme com roteiro muito original, excelente e eletrizante.

Anúncios

One Response to Filme “Inception”: Realidade e Projecao

  1. sofia disse:

    Eu pensei exatamente igual em relação a visão espírita sobre o filme, como estou começando a me expandir para esses assuntos, minha consciência logo capitou essa ideia ao assistir o filme. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: