Manifesto pela Con-Ciencia


Este espaço é dedicado a pesquisadores independentes do campo paranormal e suas implicações existenciais. Os autores têm formações e opiniões distintas, mas compartilham o interesse em repensar temas de teor paracientífico e espiritualista. Nos inspiramos nas obras de pioneiros como Buda, Sir Burton, Kardec, Fromm, Maslow, Osho, Groff, Vieira, Capra, Seligman, dentre outros. Mas percebemos, com preocupação, certas tendencias fundamentalistas e mercantilistas neste universo. Portanto, entre o espiritualismo e o ceticismo, propomos um trabalho de análise e comentário independentes sobre o campo paracientífico e espiritualista em geral.

Entendemos que uma compreensão adequada deste universo requer um engajamento multidisciplinar. Construindo pontes através das ciências sociais, humanas e artes, buscamos reexaminar diversos saberes, como a parapsicologia, o espiritismo, a projeciologia, o Budismo, ciências noéticas e New Age. Não se trata de ecletismo, mas explorar linguagens e conexões que induzam insights sobre infinitas possibilidades de integrar fins e meios da existência. Propomos visões da multidimensionalidade através da multidisciplinaridade.

É ademais necessário operar uma separação entre ciência e moralismo, confusão vigente no pensamento popular, saberes alternativos e mesmo em psicologias convencionais que refletem ideologias modernas. Paradoxalmente, tal separação é condição para uma percepção cosmoética da existência. Por isso mesmo, enquanto bloggers, nos damos a liberdade para expressar opiniões com base em experiências e preferências pessoais, mas sem a pretensão de transvestí-las como ciência objetiva ou moral. Vamos assim comentar temas diversos, através de perspectivas inusitadas ao mainstream espiritualista.

Em suma, este blog pretende veicular contribuições relevantes, inteligentes e também divertidas aos interessados do campo espiritual. Esperamos que o leitor frequente este espaço e compartilhe suas experiências, pois acreditamos que nossas posições estão abertas à mudança. Entre o espiritualismo e o ceticismo, nossa intenção é resgatar e alavancar uma abordagem crítica e positiva sobre a multidimensionalidade.

Autores de Con-Ciencia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: